Filtros de correio eletrónico (email) são regras através das quais são dadas instruções aos clientes de correio eletrónico (ex: MS Outlook; Thunderbird; Webmail da Reitoria [Horde/Imp]) sobre o que fazer quando são recebidas mensagens dirigidas a determinada caixa de correio (mailbox).
Os filtros podem ser um bom auxiliar na organização das caixas de correio, em especial daquelas que recebem muitas mensagens e que apresentam algumas características comuns entre si (ex: Assunto semelhante; Origem semelhante; etc.).
Os filtros podem ser mais ou menos complexos de acordo com o número de verificações ou regras que contêm. Por essa razão, recomendamos alguma parcimónia no uso de regras complexas, porquanto estas podem acabar por ser contraditórias entre si ou tornar a sua aplicação demorada e consumidora de recursos, anulando de alguma forma o benefício esperado com a sua aplicação.
Os clientes de correio eletrónico permitem a existência simultânea de vários filtros que são aplicados de forma descendente às mensagens que são dirigidas a determinada caixa de correio eletrónico. Por essa razão, sugerimos que coloque em primeiro lugar os filtros que serão aplicados às mensagens mais frequentes. Deste modo estará a fazer com que o seu cliente de correio eletrónico seja mais eficiente, processando as mensagens mais rapidamente.
Por exemplo, poderia criar-se um filtro para realizar as seguintes operações:
Todas as mensagens que tenham no Assunto (Subject): Notícias, serão movidas para uma Pasta: "Notícias_UP".
Se este filtro existisse associado a uma determinada caixa de correio, no momento de aceder à caixa de correio para descarregar as mensagens, o cliente de correio encarregar-se-ia de verificar se no Assunto existia a expressão Noticias, e, em caso afirmativo, colocava-as na Pasta indicada (Notícias_UP).
Etiquetas: caixa de correio, correio eletrónico, email, filtros, mailbox, mensagens, organização, Outlook; Thunderbird, regras, webmail