IMAP, POP: o que são?


Internet Message Access Protocol (IMAP) e Post Office Protocol (POP) são protocolos, isto é, métodos de transação de correio eletrónico.

A maior diferença entre estes dois protocolos reside no facto de que quando se utiliza o protocolo IMAP as mensagens ficarem sempre armazenadas no servidor de correio eletrónico, enquanto que quando se utiliza o protocolo POP, as mensagens, por opção do utilizador, podem ou não ficar residentes no servidor de correio eletrónico.

Obviamente que existem outras diferenças entre os dois protocolos, nomeadamente em termos de desempenho, mas a da localização das mensagens é a que aqui nos parece mais pertinente.

Assim, se a sua atividade na Reitoria exige mobilidade e não têm um computador portátil onde possa gravar as mensagens de correio eletrónico [1] recomendamos que opte (de entre os dois  protocolos) pela utilização do IMAPS [2][3] para as ler. Poderá aceder à sua caixa de correio, a partir de qualquer computador com ligação à Internet em qualquer ponto do mundo.

[1] e/ou acesso ao Webmail via HTTPS.
[2] IMAPS - Secure Internet Message Access Protocol
[3] Consulte, p.f., a FAQ sobre a diferença entre IMAPS / POPS e IMAP / POP 

Etiquetas: correio eletrónico, e-mail, imap, internet, pop, protocolo, reitoria, webmail
2011-12-05 11:11 SERU - João Martins {writeRevision}
Avaliação média: 4 (1 Avaliação)

Não pode comentar este artigo

Chuck Norris has counted to infinity. Twice.

Registos nesta categoria

Etiquetas

Permanentes