Quando se diz que uma mensagem de correio eletrónico ( email ) é SPAM ou foi marcada como SPAM, isso significa que a mensagem possui (p.ex.) uma ou mais das seguintes características:
- Não foi solicitada pelo destinatário - também designada por unsolicited e-mail ou e-mail não desejado.
- O assunto e o conteúdo, são perfeitamente alheios ao destinatário - também denominada junk e-mail ou lixo eletrónico.
- Procura promover ou vender algo.
- O remetente é desconhecido do destinatário.
- Utiliza técnicas de venda agressivas.
- Procura vender/promover produtos ilícitos.
- Pretende fornecer produtos muito conhecidos a preços muito baixos.
- Apresenta numerosos problemas - p.ex. erros ortográficos, de redação, na estrutura da mensagem… (evidenciando que a mesma foi produzida de forma automática com recurso a um programa de tradução).
- Utiliza expressões (muito) exageradas, sinais de pontuação muito abundantes e/ou mal utilizados (nomeadamente pontos de exclamação e de interrogação), inúmeras palavras e frases em maiúsculas,…
- Tem origem num sítio conhecido e classificado como produtor deste tipo de mensagens.
Se desejar, pode consultar outras FAQ relacionadas diretamente com este assunto:
O que acontece às mensagens de SPAM que me são enviadas para a Reitoria?
O sistema de correio eletrónico da Reitoria, têm algum sistema anti-SPAM?