Em alguns browsers sim.
Nesta resposta consideram-se, em especial, os casos do Firefox, do MS Internet Explorer e do Google Chrome (e derivados deste - SRWare Iron, p.ex.)
Notas prévias
- nem todas as estratégias podem ser aplicadas em todos os sistemas operativos (SO);
- este modo não é o mesmo que navegação anónima: nele, caso o browser seja fechado corretamente, são apenas apagados (no browser) dados relacionados com cookies, histórico de navegação e de pesquisa. Bookmarks, ficheiros transferidos, etc, são mantidos.
- Utilizadores não administradores
- Firefox
- Neste caso é possível abrir o browser diretamente em private mode através de várias estratégias, p.ex:
-
- ativar nas preferências Always use private browsing mode (secção Privacy);
- criar um atalho no desktop e adicionar " -private" (sem aspas) ao comando;
- No primeiro caso, também pode criar um perfil para navegação em private mode (ou seja com a opção ativa) e outro para a navegação standard - escolhendo a desejada aquando da abertura do Firefox.
A qualquer momento pode ativar (ou desativar) a navegação no modo private usando Start Private Browsing / Stop Private Browsing (menu Tools)
As opções atrás referidas podem ser utilizadas em conjunto (uma solução fail safe). - Internet Explorer (v.8 ou mais recente)
-
- criar um atalho e acrescentar " -private" ao comando
- Google Chrome
-
- tal como no caso anterior, crie um atalho mas adicione " --incognito" (sem aspas e com dois hífenes)
- Administradores
- Se for administrador do seu equipamento pode criar um alias (ou equivalente) do comando com " -private" (idem) aplicável a todos os utilizadores ou a um em particular.
- No caso do Firefox em GNU/Linux:
alias firefox 'firefox -private-mode'
Outras notas
- Internet Explorer
- Na GUI do MS Windows: clicar com o botão direito do rato no ícone da barra de tarefas e selecionar Start InPrivate Browsing.
- Opera
- Este browser apenas permite a abertura de tabs no modo private - ou seja, não o aplica de forma automática a todas que são criadas na janela, sendo necessário fazê-lo caso a caso.
- Crie um atalho e acrescente " -newprivatetab"
- São abertas duas tabs na janela inicial: uma standard, outra private - feche a standard.
- No modo gráfico: sempre que desejar abrir uma nova private tab na janela: clique em + com o botão direito do rato e escolha New Private Tab
- Safari
- Abre apenas no modo standard - para ativar a navegação no modo privado escolha a opção "Private Browsing" no menu e clique no botão OK da caixa de diálogo que aparece no ecrã.
Informação válida à data da redação.
v. 1.5. 2013-02-20