Tenho necessidade de levar trabalho para casa mas receio que me roubem o computador portátil ou a "pen". O que posso fazer?


Deve usar uma ligação VPN para a sua UO em vez de transportar os ficheiros consigo.

O furto e extravio de computadores portáteis e de equipamentos de armazenamento externo ( pens , discos USB, CDs/DVDs, etc) constitui um risco importante.

Estão documentados vários casos em que informação sensível (dados médicos, legais, etc) foi usada indevidamente por terceiros após a situação que descreveu.

A utilização de uma ligação VPN não só é mais cómoda (evita o transporte de equipamento) como é mais segura: em conjunto com a configuração correcta do seu computador privado/ portátil de trabalho, permite uma ligação segura (encriptada/ cifrada) entre o seu equipamento e a rede informática da sua UO . Permite também utilizar equipamentos disponíveis nessa rede (impressoras, discos de rede, etc).

Se tiver mesmo de transportar ficheiros com informação sensível, utilize sistemas criptográficos (i.e., de cifra) robustos e, de preferência, multiplataforma. Dois exemplos:

  • Truecrypt ;
  • GnuPG ( GPG ).

Em qualquer das situações referidas, entre em contacto com os Serviços Informáticos de apoio ao Utilizador da sua Unidade Orgânica.

Notas

Relembra-se que

  • deve ser utilizada uma VPN para acesso a partir do exterior da rede da UP ;
  • caso se esqueça da palavra ou frase-chave ( passwordpassphrase) utilizada nas soluções de cifragem referidas, não é possível recuperar os dados encriptados (pelo menos com a tecnologia actualmente disponível).
Etiquetas: cifra, encriptacao, informacao sensivel, roubo / perda / extravio de equipamento, seguranca
2010-01-15 04:11 SERU - Fernando Monteiro {writeRevision}
Avaliação média: 0 (0 Avaliações)

Não pode comentar este artigo

Chuck Norris has counted to infinity. Twice.