Tive que usar o Sigarra e o Webmail num "cybercafe": tenho a impressão que uma pessoa ao meu lado anotou a minha "password". O que devo fazer?


Deve contactar imediatamente o SERU ou, caso não consiga estabelecer de forma rápida a ligação telefónica, a ASC .[1]

Se a situação ocorreu fora do horário de expediente, tente encontrar uma ligação fiável à Internet o mais rapidamente possível e altere todas as passwords (e similares) relacionadas com o seu utilizador.

Terá sempre que colocar um TT [1] [2] ao SERU com a descrição detalhada do sucedido.

Notas:

  • caso seja realmente necessário aceder aos sistemas da Universidade a partir de outra rede, a ligação só deve ser efectuada usando uma VPN no portátil que requisitou ou no seu computador pessoal (desde que devidamente protegido);
  • tenha a certeza de que se encontra num ambiente seguro (e com o equipamento referido) quando se valida no Sigarra e/ou no Webmail;
  • não use equipamentos de terceiros (muito menos os computadores públicos - em cybercafes…)
  • altere com frequência as suas passwords. (não as anotando em post-its e não as transmitindo a outras pessoas).

Se desejar esclarecer qualquer dúvida contacte p.f. o SERU .

[1] Contactos para utilizadores da Reitoria - no caso das Unidades Orgânicas usar os dos Serviços de Apoio Informático equivalentes.

[2] Enquanto não lhe for possível criar um TT , envie um "e-mail" breve de alerta ao SERU (ou à ASC ) utilizando uma sua conta particular.

v. 1.0. 2009-10-09

Etiquetas: password, password comprometida - procedimento, segurança
1970-01-01 01:00 SERU - Fernando Monteiro {writeRevision}
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