Trata-se de um sistema implementado pela FCCN a título experimental (por 6 meses) destinado ao intercâmbio de ficheiros de grande dimensão (em especial dentro da rede académica nacional - RCTS [1]).
O serviço permite a transferência de ficheiros com maior segurança e velocidade do que a efetuada via e-mail (que não foi concebido para este tipo de operação).
O aspeto segurança (mas também velocidade ) é garantido na rede da FCCN - o que não acontece quando se utiliza sistemas/serviços externos similares (comerciais ou não), pelo que deve ser usado em vez destes.
A utilização do FileSender é simples: basta validar-se via AAI [1][2] e seguir as instruções apresentadas no browser .
Endereço
https://filesender.fccn.pt/filesender/
Não esquecer o s (para efetuar uma ligação segura - i.e., via HTTPS - desde o início) nem da barra final no endereço.
[1] Também é possível efetuar transferências para destinatários que não possuem acesso à autenticação AAI e permitir que estes lhe enviem ficheiros (neste último caso utilizando o mecanismo de vouchers do FileSender - ver a FAQ sobre este ponto).
[2] A U.PORTO possui um sistema de validação AAI ativo (utilizado em diversos sistemas internos - Webmail, SIGARRA, etc).
[3] Embora estejam implementados mecanismos robustos de segurança na RCTS, é aconselhável a transferência de ficheiros encriptados (quanto mais não seja para reforçar bons hábitos de segurança).
v. 1.1 . 2011-12-13