No caso da situação que descreveu, a causa mais comum está relacionada com a senha.
Informações detalhadas sobre definição e alteração de senhas, bem como a forma de acesso ao endereço de "e-mail" institucional, encontram-se
no Portal IT da UPdigital ( https://up.pt/it ), nomeadamente em
- "Alterar/Recuperar Password"
https://www.up.pt/it/pt/servicos/contas-e-passwords/alterarrecuperar-password-dca96287 - "Nova Conta de Email (Novos Estudantes a partir de 2020/09/26)"
https://www.up.pt/it/pt/servicos/contas-e-passwords/servico-de-email/nova-conta-de-email-dea1a0f0
Por uma questão de facilidade, inclui-se um resumo da informação presente no Portal IT sobre o processo de alteração de senhas.
Neste ano letivo (2020/21), a interface-Web de inscrição ( https://up.pt/matriculas ) integra funcionalidades adicionais e, p.ex., exige a escolha de senhas mais robustas.
Tem-se constatado em diversos casos[*] que quem se inscreve não executa o passo relativo à alteração da senha original atribuída pela DGES, pelo não pode utilizar diversos recursos disponíveis na U.Porto.
Se, em algum dos diversos sistemas e serviços, a nova senha que tinha escolhido não for considerada robusta, o acesso (/autenticação) é recusado.
Para definir e alterar a senha inicial pode utilizar
- o portal de matrículas (repetindo as ações efetuadas);
- o serviço de alteração de senhas ( https://self-id.up.pt/ )
(este permite a utilização de mais do que um método, incluindo o Cartão de Cidadão / Chave Móvel Digital )
Links nele disponíveis No caso do primeiro "link" tem que, na página, usar- o (seu) "login" no formato up[número de estudante]@up.pt
- e a nova "password" que escolheu
Se já teve acesso aos recursos e deixou de o ter, utilize o "link" de "reset".
No caso da situação persistir após o "reset", comunique essa situação anómala ao Apoio Informático através de de um "ticket"[**] - contendo:
- Nome completo
- Número de estudante / "login"
- E-mail Institucional
- UO (Escola ‑ Faculdade / Instituto / …)
- Contacto telefónico
- Descrição detalhada da situação e operações efetuadas - se possível com "screenshots" ilustrativos
Antes da criação do "ticket", consulte p.f. a informação disponível no Portal IT da UPdigital ( https://up.pt/it )
[*] ) A UPdigtal não conhece as senhas escolhidas pelos Utentes, apenas pode saber (se necessário) que passos foram executados pelo Utente durante o processo de inscrição.
[**] Através de um "e‑mail" para helpdesk@uporto.pt ou, de preferência, através da interface-Web do serviço ( https://myhelpdesk.up.pt/ ) usando a autenticação federada (AAI).
Informação válida à data da redação.
v. 1.0 , 2020‑10‑14