Quando me quero autenticar nos serviços disponíveis, aparece uma mensagem de erro: utilizador ou senha errados. Inscrevi-me, sem problemas, pela primeira vez na U.Porto no ano letivo 2020-21 - o que estarei a fazer de errado?


No caso da situação que descreveu, a causa mais comum está relacionada com a senha.

Informações detalhadas sobre definição e alteração de senhas, bem como a forma de acesso ao endereço de "e-mail" institucional, encontram-se
no Portal IT da UPdigital ( https://up.pt/it ), nomeadamente em

Por uma questão de facilidade, inclui-se um resumo da informação presente no Portal IT sobre o processo de alteração de senhas.

Neste ano letivo (2020/21), a interface-Web de inscrição ( https://up.pt/matriculas ) integra funcionalidades adicionais e, p.ex., exige a escolha de senhas mais robustas.

Tem-se constatado em diversos casos[*] que quem se inscreve não executa o passo relativo à alteração da senha original atribuída pela DGES, pelo não pode utilizar diversos recursos disponíveis na U.Porto.

Se, em algum dos diversos sistemas e serviços, a nova senha que tinha escolhido não for considerada robusta, o acesso (/autenticação) é recusado.

Para definir e alterar a senha inicial pode utilizar

  • o portal de matrículas (repetindo as ações efetuadas);
  • o serviço de alteração de senhas ( https://self-id.up.pt/ )
    (este permite a utilização de mais do que um método, incluindo o Cartão de Cidadão / Chave Móvel Digital )
          Links nele disponíveis No caso do primeiro "link" tem que, na página, usar
    • o (seu) "login" no formato   up[número de estudante]@up.pt 
    • e a nova "password" que escolheu

Se já teve acesso aos recursos e deixou de o ter, utilize o "link" de "reset".

No caso da situação persistir após o "reset", comunique essa situação anómala ao Apoio Informático através de de um "ticket"[**] - contendo:

  1. Nome completo
  2. Número de estudante / "login"
  3. E-mail Institucional
  4. UO (Escola ‑ Faculdade / Instituto / …)
  5. Contacto telefónico
  6. Descrição detalhada da situação e operações efetuadas - se possível com "screenshots" ilustrativos

Antes da criação do "ticket", consulte p.f. a informação disponível no Portal IT da UPdigital ( https://up.pt/it )

[*] ) A UPdigtal não conhece as senhas escolhidas pelos Utentes, apenas pode saber (se necessário) que passos foram executados pelo Utente durante o processo de inscrição.

[**] Através de um "e‑mail" para  helpdesk@uporto.pt  ou, de preferência, através da interface-Web do serviço ( https://myhelpdesk.up.pt/ ) usando a autenticação federada (AAI).

Informação válida à data da redação.

v. 1.0 , 2020‑10‑14 

Etiquetas: 2020/21, acesso, aluno, ano letivo, autenticação, conta, estudante, login, problema, serviços U.PORTO
2020-10-15 05:30 UPdigital - Fernando Monteiro {writeRevision}
Avaliação média: 0 (0 Avaliações)

Não pode comentar este artigo

Chuck Norris has counted to infinity. Twice.

Registos nesta categoria

Etiquetas

Permanentes