As causas mais frequentes do comportamento que indicou passam por:
- não ter definido na sua ficha do Sigarra contactos alternativos¹ (visíveis ou invisíveis)
- ou não os ter fidelizado depois de os registar.
Assim, tem que contactar o Helpdesk da U.Porto / UPdigital com a informação completa e rigorosa necessária à sua identificação - de modo a ser possível ultrapassar a situação.
Notas
Por uma questão de segurança é necessário efetuar os dois passos atrás referidos para poder usar o Portal Self-ID e, logo, obter uma nova senha temporária².
Se as duas condições não estiverem reunidas, ao usar a funcionalidade de "recuperação" de senha via Self-ID este altera a original mas não envia / não pode enviar a que gerou.
No Sigarra, os contactos alternativos fidelizados possuem um "visto verde" no lado direito.
No caso dos não fidelizados o ícone possui um quadrado amarelado com um ponto de exclamação no centro.
Informação oficial completa atual encontra-se disponível³ no artigo "Confirmar Dados Pessoais" ( Serviços → Sistema de Informação ) do Portal de Serviços IT da UPdigital.
¹ Contactos alternativos : "e-mail" e/ou número de telemóvel (para SMS) externos à U.Porto.
² Altere a temporária / entre em contacto o mais breve possível.
³ Desde 2021-11-01.
Informação sobre este e outros temas encontra-se disponível no Portal-IT da UPdigital ( https://up.pt/it )
Informação válida à data da redação.
v. 1.3. 2021-11-02 ; v. 1.2. 2021-07-20