O papel amarelo que uso para imprimir cartões encrava a impressora mesmo utilizando a alimentação manual. O que fazer? - Reitoria


Não é só a gramagem do papel e o tipo de alimentação do mesmo que têm influência relevante no processo de impressão.

Antes de adquirir material para impressão deve sempre (e no mínimo)

  • consultar as especificações do equipamento que vai utilizar (lendo as UP-FAQ sobre o assunto e, caso persistam dúvidas, entrando em contacto com o SERU);
  • pedir ao fornecedor amostras do papel (ou outro suporte) que pretende adquirir - de modo a ser possível a realização prévia de testes controlados e evitar despesas inúteis.

Retomando a sequência inicial: alguns factores que influenciam a impressão

  • dois tipos diferentes de papel podem ter a mesma gramagem mas possuir espessura diferente (o mais espesso pode não passar entre os rolos do equipamento);
  • tipos de papel com a mesma espessura e gramagem podem apresentar acabamentos diferentes - se a superfície for muito lisa pode ser difícil "puxar" o papel; se for muito rugosa e pouco consistente a situação é semelhante (além de, neste último caso, ocorrer a libertação de resíduos que podem causar avarias graves);
  • existem tipos de papel que incluem na sua composição outros materiais (i.e., possuem uma composição mista - fibra celulósica e material plástico, p.ex).

As impressoras do tipo laser são mais sensíveis aos factores acima descritos, no entanto é igualmente necessária precaução no caso das do tipo jacto de tinta.

Mesmo que o papel a usar esteja dentro dos parâmetros aconselhados para o equipamento que pretende utilizar e mesmo que tenham sido efectuados testes prévios, é conveniente efectuar a alimentação manual do papel, colocando apenas uma folha de cada vez no tabuleiro.

Deve efectuar impressões em pequenos lotes, deixando o equipamento repousar após a conclusão de cada etapa.

Recorda-se que embora os equipamentos multifunções Xerox existentes na Reitoria sejam de alto rendimento, foram concebidos para operações típicas de um escritório: não são equipamentos industriais nem tipográficos.

No caso de ser necessário obter um número elevado de impressões num tipo não standard de papel, considere a hipótese de recorrer a uma tipografia para esse efeito.

Nota
As indicações presentes nesta FAQ também se aplicam ao alimentador automático de originais (i.e. para digitalização / fotocópia).

v. 1.0. 2011-05-25

Etiquetas: gramagem, impressão de cartões, papel-alimentação, problema, sistema de impressão
Atualização mais recente:
2011-06-03 18:39
Autor:
SERU - Fernando Monteiro
Revisão:
1.1
Avaliação média: 5 (1 Avaliação)

Não pode comentar este artigo

Chuck Norris has counted to infinity. Twice.

Registos nesta categoria

Etiquetas

Permanentes