Não é só a gramagem do papel e o tipo de alimentação do mesmo que têm influência relevante no processo de impressão.
Antes de adquirir material para impressão deve sempre (e no mínimo)
- consultar as especificações do equipamento que vai utilizar (lendo as UP-FAQ sobre o assunto e, caso persistam dúvidas, entrando em contacto com o SERU);
- pedir ao fornecedor amostras do papel (ou outro suporte) que pretende adquirir - de modo a ser possível a realização prévia de testes controlados e evitar despesas inúteis.
Retomando a sequência inicial: alguns factores que influenciam a impressão
- dois tipos diferentes de papel podem ter a mesma gramagem mas possuir espessura diferente (o mais espesso pode não passar entre os rolos do equipamento);
- tipos de papel com a mesma espessura e gramagem podem apresentar acabamentos diferentes - se a superfície for muito lisa pode ser difícil "puxar" o papel; se for muito rugosa e pouco consistente a situação é semelhante (além de, neste último caso, ocorrer a libertação de resíduos que podem causar avarias graves);
- existem tipos de papel que incluem na sua composição outros materiais (i.e., possuem uma composição mista - fibra celulósica e material plástico, p.ex).
As impressoras do tipo laser são mais sensíveis aos factores acima descritos, no entanto é igualmente necessária precaução no caso das do tipo jacto de tinta.
Mesmo que o papel a usar esteja dentro dos parâmetros aconselhados para o equipamento que pretende utilizar e mesmo que tenham sido efectuados testes prévios, é conveniente efectuar a alimentação manual do papel, colocando apenas uma folha de cada vez no tabuleiro.
Deve efectuar impressões em pequenos lotes, deixando o equipamento repousar após a conclusão de cada etapa.
Recorda-se que embora os equipamentos multifunções Xerox existentes na Reitoria sejam de alto rendimento, foram concebidos para operações típicas de um escritório: não são equipamentos industriais nem tipográficos.
No caso de ser necessário obter um número elevado de impressões num tipo não standard de papel, considere a hipótese de recorrer a uma tipografia para esse efeito.
Nota
As indicações presentes nesta FAQ também se aplicam ao alimentador automático de originais (i.e. para digitalização / fotocópia).
v. 1.0. 2011-05-25