Depende das condições de licenciamento e de activação.
O método mais frequente consiste no seguinte: o serviço responsável pelo licenciamento recebe o software (por download ou em suporte físico) e coloca-o no servidor de software da U.PORTO ( atlas.up.pt ).
Em momento oportuno foi fornecido aos contactos técnicos as credenciais (username/password) para acesso (FTP) a este servidor, de modo a que possam descarregar os produtos subscritos e as respectivas chaves de activação.
Por razões de segurança e para além do uso obrigatório das credenciais acima indicadas, o acesso ao servidor de software da U.PORTO está também condicionado ao conhecimento e registo prévio do endereço IP com que o utilizador chega àquela máquina.
Um outro método - para quem não disponha do acesso anteriormente descrito - consiste no envio por correio de cópias dos suportes com os executáveis e respectivas chaves de activação. O contacto técnico responsável por este pelouro junto da Unidade Orgânica em questão deve solicitar, junto do HelpDesk da Reitoria, o envio destes suportes.