Os Benefícios incluídos no Microsoft Campus Agreement, são:
- Microsoft E-learning
Formação gratuita, em regime de e-learning, sobre ferramentas e tecnologias da Microsoft (servidores, aplicações e sistemas operativos desktop).
Os cursos e respectivas condições de acesso podem ser consultados na área relativa ao "Microsoft E-Learning" no portal E-Learning da U.PORTO.
- MSDNAA
A Universidade do Porto subscreveu um protocolo com a Microsoft Portugal que permite o acesso ao software disponibilizado através do MSDNAA (Microsoft Developer Network Academic Alliance).
Este protocolo permite aos utilizadores (alunos, contactos técnicos, professores e investigadores) autenticados no sistema de informação da Universidade do Porto (SIGARRA U.PORTO) o acesso ao repositório de software do MSDNAA.
O software disponibilizado ao abrigo deste protocolo destina-se exclusivamente para fins de ensino, aprendizagem e investigação.
O software disponibilizado compreende um grande número de produtos da Microsoft, destacando-se as plataformas, os servidores e as ferramentas de desenvolvimento.
O software e respectivas chaves de activação são distribuídos, por download, através de uma plataforma electrónica: e-academy License Management Systems (ELMS).
A utilização deste sistema (ELMS) é gratuita para os utilizadores registados (alunos e professores), no entanto, as actividades dos utilizadores podem ser monitorizadas.
Onde encontrar
Para aceder ao repositório de software MSDNAA (ELMS), deverá autenticar-se no SIGARRA U.PORTO e escolher as seguintes opções:Estudantes -> Serviços -> TICs -> "MSDNAA Software Centre" (Opção no lado direito). As suas credenciais serão enviadas ao ELMS de modo a que este o reconheça como um utilizador autenticado. Simultâneamente o seu browser será automaticamente encaminhado para o ELMS.
- TechNet SA
O que é o TechNet SA?
É um serviço através do qual é possível obter apoio técnico (online) sobre produtos Microsoft subscritos pela U.Porto.
Quem é que pode beneficiar?
O benefício dirige-se aos Contactos Técnico e Administrativos da U.PORTO.
Quais os benefícios associados ao TechNet SA?
Os serviços TechNet SA têm duas componentes:
-TechNet Fóruns [TF]
-TechNet Online Concierge Chat [TOCC]
Através das quais é possível aceder de forma privilegiada principalmente a:
- Apoio técnico prioritário para a maioria dos produtos Microsoft subscritos pela Universidade do Porto [ TF + TOCC ];
- Acesso privilegiado a informações técnicas, destinadas ao apoio no planeamento, implementação e gestão de produtos Microsoft [ TF + TOCC ];
- Submissão de um número ilimitado de incidentes, em regime 24 x 7, com garantia de início de resolução em 2 dias úteis, caso não tenham já sido resolvidos pela própria comunidade do fórum [ TF ];
Estes serviços são disponibilizados em língua inglesa.
Como poderei solicitar o acesso ao TechNet SA ?
O acesso a este serviço requer registo prévio na Microsoft. Para o efeito, deverá enviar mensagem de correio eletrónico para helpdesk@reit.up.pt com os seguintes dados:
1) Primeiro e último nome
2) Unidade Orgânica a que pertence
3) Número de telefone
4) Windows Live ID (Associado ao endereço de email institucional. Caso ainda não possua um “Windows Live ID”, terá de o criar previamente)
Posteriormente, receberá um email da Microsoft (SABenefits@microsoft.com) , com as respetivas credenciais e instruções de acesso ao sistema.
Como ativar o acesso ao TechNet SA ?
De modo a ativar o acesso inicial ao TechNet SA, deverá seguir os seguintes passos:
• Redireccione o seu browser para: https://technet.microsoft.com/subscriptions/manage/default.aspx
• Iniciar sessão com as credenciais Windows Live ID indicado anteriormente
• No menu superior, clicar em “My Account” e de seguida em “Activate My Subscription”;
• Introduza os dados solicitados, de acordo com a informação incluída no email entretanto recebido da Microsoft : Nome Próprio, Apelido, Endereço de Correio Electrónico e ID de Subscritor;
Após conclusão do processo inicial de ativação, poderá, em qualquer altura, aceder aos recursos pretendidos, seguindo apenas os seguintes passos:
• Redireccione o seu browser para:
https://technet.microsoft.com/subscriptions/manage/default.aspx ;
• Iniciar sessão com as credenciais Windows Live ID;
• No menu superior, clicar em “My Account”.