Como posso ligar-me ao disco de rede Z:\ a partir do meu computador pessoal?


As áreas de disco de rede fornecidas pelo DUD visam prioritariamente a partilha e a salvaguarda de ficheiros de forma simples, promovendo assim a permuta de informação entre colaboradores da Reitoria da Universidade do Porto.

Estes discos de rede encontram-se no servidor de ficheiros central da Reitoria da Universidade do Porto, mais conhecido como Galahad.

Para além de uma área de disco correspondente à Unidade a que pertencem, os utilizadores possuem uma área de disco pessoal. Esta é automaticamente mapeada, no momento de logon (autenticação) como disco de rede Z:\ . Actualmente, esta área tem uma quota máxima de 5 GB por utilizador, quando este valor é ultrapassado, o utilizador é notificado pelo sistema operativo de que aquele limite foi ultrapassado e que já não é possível escrever mais naquela área.

Assim, para se ligar à sua área de disco a partir de um computador que não esteja e/ou não pertença à rede da reitoria deve proceder do seguinte modo:

  1. Possuir uma ligação à Internet;
  2. Ligar-se à rede da Reitoria utilizando o software Cisco VPN Client, e autenticar-se correctamente;
  3. Aceder à barra de programas, e seleccionar a opção Run se a versão do sistema Operativo for inglesa, ou Executar se for Portuguesa;
  4. Na caixa que vai aparecer escreva: \\galahad\users$\nome_utilizador ;
  5. De seguida irá surgir uma janela de autenticação que deve preencher com as credenciais que usa para ter acesso ao seu computador na Reitoria, mas da seguinte forma REIT\nome_utilizador e respectiva palavra passe;
    Nota: Por razões de segurança não deve seleccionar a opção para memorizar a palavra-chave.
  6. Se a autenticação tiver êxito, ser-lhe-á ser mostrada uma janela do explorador do Windows e poderá aceder aos conteúdos do seu disco Z:\ da Reitoria, clicando na pasta com o seu Nome de Utilizador.
Etiquetas: computador pessoal, disco de rede, golias, quota, vpn
2011-01-05 16:52 SERU - Pedro Ferraz {writeRevision}
Avaliação média: 0 (0 Avaliações)

Não pode comentar este artigo

Chuck Norris has counted to infinity. Twice.

Registos nesta categoria

Etiquetas

Permanentes