O que é o "Microsoft Campus Agreement" (MCA)? - UPORTO


O Microsoft Campus Agreement (MCA) é um contrato subscrito anualmente entre a Universidade do Porto e a Microsoft.

 

Através deste contrato é realizado o licenciamento de produtos designados por primários e servidores.

 

O licenciamento dos produtos primários, não é função do número de máquinas envolvidas, mas sim de acordo com o número de funcionários. A contabilização destes é feita segundo o conceito de FTE (Full-time equivalent), ou seja, de acordo com a definição dada pela Microsoft: pessoas que trabalhem para a instituição 200 ou mais horas/ano e que usem computadores no exercício das suas actividades.

O MCA é renovado anualmente e vigora, na caso da Universidade do Porto,  entre 1 de Abril do ano civil respectivo e 31 de Março do ano civil seguinte.

Os produtos primários não podem ser adquiridos separadamente e terão que ser subscritos em tantas unidades quantos os FTE declarados.

Os produtos servidores são licenciados em tantas unidades quantas as indicadas anualmente por cada unidade orgânica e organismo da U.PORTO

No que se refere ao sistema operativo desktop,  o licenciamento apenas contempla actualizações (upgrades) deste, exigindo-se que o computador disponha previamente de uma versão de sistema operativo desktop da Microsoft ou Macintosh devidamente licenciada (típicamente licença OEM – Original Equipment Manufacturer).

Na aquisição de um computador novo, se o sistema operativo MS Windows vier instalado, o fornecedor é obrigado a entregar ao cliente a licença respectiva e tal deve ser sempre exigido. 

Nas condições do licenciamento, os produtos primários subscritos por cada unidade orgânica ou organismo poderão ser utilizados em todos os computadores da mesma. 

O licenciamento inclui igualmente a possibilidade do pessoal da instituição utilizar nos seus computadores pessoais, por exemplo em casa, os produtos primários que a unidade orgânica ou organismo tem licenciados (Work at Home Rights)

Etiquetas: agreement, campus, mca, Microsoft
2011-12-19 14:38 SERU - José Luís Ramos {writeRevision}
Avaliação média: 0 (0 Avaliações)

Não pode comentar este artigo

Chuck Norris has counted to infinity. Twice.