É
- É obrigatório entregar fotocópia do B.I. e Número de Contribuinte aquando da requisição do cartão U.PORTO ?
Estes documentos só são obrigatórios se o requerente desejar aderir à componente bancária do cartão U.PORTO . ... - Estou a colaborar num trabalho em equipa via correio eletrónico. As outras pessoas não conseguem ver as correções a azul que envio nas mensagens. Porquê?
Existem várias hipóteses. Neste texto refere-se a mais comum. Uma das práticas aconselhadas no caso do e-mail (e nas páginas Web, entre outros casos) é o ... - Estou a colaborar num trabalho em equipa via correio electrónico. As outras pessoas não conseguem ver as correcções a azul que envio nas mensagens. Porquê?
Existem várias hipóteses. Neste texto refere-se a mais comum. Uma das práticas aconselhadas no caso do e-mail (e nas páginas Web, entre outros casos) é o ... - É possível imprimir etiquetas, acetatos ou envelopes nos equipamentos multifunções? (Reitoria)
Sim, utilizando material adequado a este tipo de equipamentos (laser). Deve seleccionar o modo de alimentação manual para que possa colocar o papel (etc) quando for libertar ... - Existem alternativas ao Adobe Acrobat ? (para visualização e/ou edição de ficheiros no formato PDF ).
Sim, existem várias (quer livres quer comerciais). Grande parte dos utilizadores associa a leitura de ficheiros no formato PDF ao Adobe Acrobat. Vários produtores de software e ... - Existe algum programa livre equivalente ao Adobe Freehand (e/ou ao Adobe Illustrator) ?
Sim mas depende do objectivo. O Inkscape é um programa de desenho vectorial com muitas funcionalidades. Utiliza standards, lê e escreve ficheiros numa quantidade apreciável de formatos. A ... - Endnote vs Zotero : o Zotero é uma alternativa livre ao Endnote ?
Sim. O Zotero possui múltiplas e variadas funcionalidades. Exemplos: permite a gestão e criação de bibliografia, citações, relatórios e timelines; cria de forma automática snapshots de sites (importando ... - Emissão cartão U.PORTO: processo
Para a emissão do cartão U.PORTO é necessário satisfazer duas condições: Ficheiro da Universidade - que deve incluir o registo de todos os membros da Comunidade Académica ... - É necessário ser eu (ou a minha Unidade) a colocar papel nos equipamentos multifunções Xerox da Reitoria?
Não. O SERU é o responsável pela reposição do papel nestes equipamentos. É utilizado papel adequado para operações de impressão/cópia neles efectuadas (papel branco, gramagem de ... - Erro na resposta ao inquérito: "erro de conversão de número em carácter" - o que significa ?
"erro de conversão de número em carácter" ocorre, nas situações já identificadas, quando na lista de respostas possíveis ao inquérito existe um ou mais grupos de valores ... - Esqueci-me dos dados de acesso. Como devo proceder?
Deve seguir os mesmos passos que efectuou no seu primeiro acesso, ou seja, deve, novamente, solicitar o envio de uma password para o seu email ... - Esqueci-me de fazer uma marcação no relógio de ponto da Reitoria. Como registo esse esquecimento? (Antigo)
A partir da sua página pessoal no SIGARRA da Reitoria, seleccione a opção Assiduidades no menu Opções Pessoais . Na página de marcações, seleccione a opção Criar ... - Em algumas conversas ouvi dizer que se deve ter uma conta de administração de sistema e outra de utilizador "standard" em computadores pessoais. Não é um exagero?
Não (embora dependa um pouco da situação concreta). Mesmo que seja para a interiorização de boas práticas e de hábitos (que serão aplicados de forma natural ... - Em minha casa posso desactivar o "screensaver" do meu portátil de trabalho? (às vezes estou a ler o texto que acabei de escrever e o protector de ecrã entra em funcionamento).
Depende da situação em concreto, no entanto considere o seguinte: caso se ausente por momentos, o gato, a criança pequena (etc), podem mexer no teclado, no ... - Em que consiste o roubo de identidade?
Basicamente (e simplificando), na apropriação e utilização ilícitas/ criminosas de senhas ( passwords , PINs, etc) e de outro tipo de informação referente a uma pessoa por outra ... - Escrevi uma FAQ mas a opção para a sua activação não se encontra disponível. Porquê?
Por o seu perfil de utilizador não permitir essa operação. Apenas alguns utilizadores e/ou grupos têm permissão para activar ou desactivar os registos de FAQs. Terá que contactar ... - É possível importar a bibliografia existente noutras fichas de disciplina para uma diferente? (Antigo)
Essa funcionalidade não existe no SIGARRA . A única possibilidade existente é a da cópia total da disciplina no ano lectivo anterior. ... - É necessário adicionar mais um docente no horário de uma disciplina. O que acontece aos sumários já inseridos? (Antigo)
O docente adicionado não consegue visualizar os sumários inseridos, para tal estes têm de ser reinicializados. ... - Em relação às disciplinas de opção: o que fazer aos horários? (Antigo)
É aconselhável disponibilizar os horários de modo a que o estudante possa escolher as disciplinas de opção de forma a não haver sobreposições. ... - Estou autenticado no SIGARRA da Reitoria mas não consigo ter acesso à ajuda "on-line". A minha conta encontra-se bloqueada?
Em princípio não. Para usar a ajuda on-line tem que se autenticar no Sigarra da UP e, consequentemente, validar-se usando a forma[ 1] email@reit.up.pt ou, no caso de uma UO [ 1], email@unidade-organica.up.pt Se ... - É possível definir precedências às disciplinas?
Sim. ... - É possível inscrever estudantes extraordinários em turmas?
O módulo não está preparado para processar as inscrições dos estudantes extraordinários, uma vez que eles não estão associados a um curso. ... - É gerada alguma página no SIGARRA com o CV ? (disponível para visualização do público na área pessoal do funcionário, apenas para impressão, etc)(Antigo)
O CV não é disponibilizado em nenhum documento. Só o próprio o pode imprimir e manter actualizado. ... - É possível adicionar nova informação sobre formação académica ao CV ? (Antigo)
A informação sobre a formação académica mostrada no CV é a que existe na aplicação de gestão de recursos humanos (usada nos serviços de pessoal). ... - Eliminar ficheiros utilizando a "Limpeza do Disco" - como o fazer?
Para utilizar a limpeza do disco: clique no botão Iniciar; na caixa de pesquisa, escreva Limpeza do Disco ; na lista de resultados, clique em Limpeza do Disco; na lista ... - Eliminar permanentemente os ficheiros - como o fazer?
Quando elimina um ficheiro este é, normalmente, movido para a Reciclagem para mais tarde o poder restaurar - se for necessário. Para remover permanentemente ficheiros do computador e recuperar o ... - Existe algum sistema de videoconferência especializado na Reitoria ?
Neste momento não: a Sala Douro HD1foi desativada em dezembro de 2020. 1 Instalação e equipamento(s) especializados para sessões do tipo telepresença. ... - Existem algumas dicas sobre a utilização da bateria dos computadores portáteis?
A bateria é um componente essencial dos equipamentos portáteis, aqui estão uns conselhos sobre a sua utilização que ajudam a melhorar o seu desempenho e ... - Eduroam : o que é ?
A iniciativa eduroam (Education Roaming ), é um projecto da TERENA (Trans-European Research and Education Networking Association) e tem como principal objectivo a disponibilização de um serviço ... - É possível aceder à rede Eduroam através de um iPod ou iPhone?
Sim, deve começar por verificar os seguintes pré-requisitos: iPod ou iPhone com a versão de firmware 2.1 ou superior; uma conta de email (ex: email da reitoria, gmail , etc) e ... - Está prevista a actualização do Windows XP para Windows Vista ou Windows 7 nos computadores da Reitoria?
O Windows XP Professional é, neste momento, o sistema operativo usado de preferência nos postos de trabalho da Reitoria. Tendo sido realizados testes ao longo de 2009 ... - É possível instalar o Windows ou o Office que é usado na Reitoria no meu computador pessoal?
Sim, pode ser facultada uma cópia para instalação no computador pessoal dos utilizadores da Reitoria. Deve colocar um pedido por TT indicando o sistema e a versão pretendidos. ... - Estava a preencher a ficha de auto-avaliação, voltei à página anterior e, quando regressei, os dados que escrevi tinham desaparecido. É possível recuperá-los? (Antigo)
Não. É necessário utilizar a opção gravar para guardar os dados introduzidos, pelo que a deve usar de forma periódica de modo a evitar a situação ... - Este mecanismo de autenticação é seguro ?
O controlo de acesso aos Serviços Federados é feito através de atributos transmitidos através de asserções SAML produzidas pelo Identity Provider e consumidas pelos serviços. Desta ... - É possível reenviar um "e-mail" dinâmico apenas para os destinatários que tiveram problemas / erros com o envio inicial ?
Sim. Após determinar quais os destinatários que tiveram problemas / erros e caso este(s) tenha(m) sido corrigido(s) - por exemplo, inexistência de e-mail institucional e de ... - É possível construir uma lista de destinatários de "e-mail" dinâmico a partir de várias listas independentes - por exemplo criar uma lista com os estudantes e os docentes de um dado curso?
Sim. Pesquisar os estudantes do curso;(usar o formulário do e-mail dinâmico - opção no lado direito da página - para obter a lista dos estudantes); pesquisar os docentes na ... - Existe algum programa grátis "cross-platform" para leitura ou conversão de "ebooks" ?
Sim, existem vários. Exemplo calibre - Ebook management (possui versões para MS Windows, Mac OS X e GNU / Linux). Descrição existente no site : calibre is a free and open ... - Existe algum programa grátis "cross-platform" para leitura e agregação de "feeds" nos formatos RSS, Atom e RDF ?
Existem vários, quer dedicados / independentes (RSSOwl), quer integrados noutros programas (p.ex. no Thunderbird e no Firefox). Exemplo RSSOwl (possui versões para MS Windows, Mac OS/nbsp;X e GNU / Linux). Descrição existente no site : RSSOwl is ... - Existem programas do tipo "open source" ou de utilização gratuita para vectorização de desenhos ?
Sim, existem (comerciais, shareware , freeware / open source , versões de utilização gratuita, etc). NotaÉ, em geral, necessário editar o resultado final obtido através de programas com estas ... - É possível incluir códigos de barras em publicações criadas no Scribus?
Sim. O Scribus (paginador open source ) inclui de origem um plug-in para a criação de diversos tipos de códigos de barras. Esse plug-in implementa uma interface gráfica para ... - Estou a tentar imprimir cartões de identificação para uma conferência nos equipamentos multifunções da Reitoria. O papel encrava com frequência - qual o motivo?
Existem várias causas possíveis mas, neste caso, a mais provável estará relacionada com a gramagem do papel utilizado. Os tabuleiros dos equipamentos multifunções estão configurados para ... - Existe algum editor de texto do tipo "open source" semelhante ao Notepad mas com mais funcionalidades? - conversão entre "charsets", p.ex.
Sim, existem diversos. Um programa simples de utilizar mas com um número bastante superior de funcionalidades em relação ao Notepad incluído no MS Windows é o Notepad2 . Embora ... - Existem "plug-ins" para o "browser" Safari?
Sim mas, no sentido "tradicional" do termo, apenas para a versão 5 ou superior (Mac OS X e MS Windows). São denominados oficialmente extensions pela Apple. Os plug-ins - no sentido comum - não se encontram implementados em ... - Em geral navego com a visualização de conteúdo em Flash desactivada. O FileSender possui uma interface alternativa sem Flash?
Neste momento não. A FCCN prevê a existência de uma interface integral em HTML5 ainda em 2011 - até à sua implementação tem que ativar a visualização de conteúdo ... - É possível enviar qualquer tipo de ficheiro através do FileSender?
Não. Neste momento não é possível/permitido o envio de, p.ex., ficheiros executáveis ( .exe , etc). v. 1.0 . 2011-02-21 ... - Existe um prazo máximo de permanência de ficheiros no FileSender?
Sim, existe. Neste momento os ficheiros com mais de 20 dias são apagados de forma automática. Notas O período referido pode ser alterado pela FCCN a qualquer momento. Se disponível, escolha ... - É possível enviar ficheiros através do FileSender para pessoas externas à rede da FCCN (ou que não possuem autenticação AAI)?
Sim - o procedimento é igual ao do caso de destinatários com acesso ao sistema de autenticação AAI. v. 1.0.1 . 2011-02-22 ... - Existe a possibilidade de uma pessoa sem acesso à autenticação AAI me enviar um ficheiro através do FileSender?
Sim - através do mecanismo de vouchers ("convites" - permissão temporária até, no máximo, 60 dias [1]). Nesta situação, escolha o botão Vouchers do sistema FileSender e introduza o endereço de ... - Em que consiste a autenticação via STORK?
A utilização de serviços online implica a comprovação da identidade do Utente através de um reconhecimento eletrónico - a autenticação.A comprovação da identidade do utente pode ser efetuada com base ... - Existem vantagens em utilizar o Cartão do Cidadão (CC) no processo de autenticação na U.PORTO?
Apesar de se tratar de um mecanismo adicional de autenticação na U.PORTO, a grande vantagem para o utilizador reside no facto deste mecanismo ser menos ... - É necessário ter a assinatura digital do Cartão de Cidadão ativa para autenticação no SIGARRA através desta modalidade?
Não. Para a autenticação de um utilizador é utilizado o certificado digital de autenticação presente no CC. Requer ainda o conhecimento do PIN de autenticação do CC ... - É necessário manter o Cartão de Cidadão no leitor após a sua utilização para autenticação no SIGARRA?
Sim. Embora seja necessário inserir o PIN do CC para usar o certificado digital nele existente, deve removê-lo do leitor após a autenticação - quanto mais não seja por ... - É possível enviar o documento que estou a escrever no computador "directamente" para o sistema "mail2fax"?
Sim (na Reitoria). Dependendo do programa que está a utilizar, existem duas opções: se o software possuir um menu send to mail com a opção formato PDF pode utilizá-lo directamente(o seu ... - Estou a escrever um documento (no processador de texto) para enviar por fax. Tenho que criar uma versão PDF e, depois, enviá-la manualmente para o sistema "mail2fax" através do meu cliente de "e-mail"?
Não (na Reitoria). Pode imprimir para PDF o documento utilizado o PDFCreator instalado no seu posto de trabalho: escolha o botão e-Mail na segunda caixa de diálogo; o seu programa de correio ... - É possível obter uma descrição genérica da Lei 36/2011? - que "Estabelece a adopção de normas abertas nos sistemas informáticos do Estado"
Sim, p.ex. no iGOV de 2011-06-21: “Foi publicada em Diário da República a Lei n.º 36/2011, que estabelece a adopção de normas abertas nos sistemas informáticos do Estado. Esta lei entra ... - Existem vantagens (descontos) por ser membro da comunidade U.PORTO?
Sim! Enquanto membros da maior universidade portuguesa, os colaboradores, estudantes e antigos estudantes da U.Porto podem usufruir de vantagens exclusivas no acesso a um conjunto alargado ... - É possível cancelar um PAD? (Antigo)
Sim, caso ainda não o tenha submetido. Deverá aceder ao PAD que pretende cancelar através da opção de pesquisa ou através da lista dos PADs pendentes. Ao aceder ao PAD, irá ... - É possível ter conhecimento da data em que foi feito um pedido de esclarecimento pelo Diretor no âmbito de um PAD? (Antigo)
Sim. Neste momento já é possível saber a data em que foi feito um pedido de esclarecimento pelo Diretor relativamente a um determinado PAD. ... - Existe alguma funcionalidade que permita terminar automaticamente os PADs quando for terminado o processo de workflow do último documento? (Antigo)
Sim. Desde que a soma dos valores de todos os documentos seja exatamente igual ao valor do PAD. Caso não disponha desta funcionalidade, a sua Unidade Orgânica, através dos ... - É possível exportar o resultado da pesquisa de PADs? (Antigo)
Sim. Após efetuar a pesquisa encontrará através das opções, uma opção designada "Exportar para Excel". ... - Existe a possibilidade de delegação das permissões de autor/responsável num determinado PAD? (Antigo)
Sim, contudo para utilizar essa funcionalidade os serviços financeiros da sua Unidade Orgânica devem contactar a Unidade de Consultadoria e Suporte, através dos contactos habituais, informando-a ... - Em relação a deslocações de automóvel é possível inserir localidades fora de Portugal? (Antigo)
Relativamente a Deslocações de automóvel a localidades fora de Portugal o módulo permite fazer o seguinte: Sim. Permite inserir localidades estrangeiras na parametrização de localidades, escolhendo o país ... - É possível criar PADs através do módulo de Deslocações mesmo que a entidade fornecedora ou a reembolsar não exista no ERP? (Antigo)
Sim. Ao preencher o campo "Pessoa a reembolsar" ou "Fornecedor", caso não encontre a entidade através da pesquisa disponível, no final do preenchimento do PAD e antes da sua submissão, receberá ... - É possível distinguir o valor da adjudicação/negociação do valor inicialmente aprovado no PAD? (Antigo)
Sim para as Unidades Orgânicas que pediram esta funcionalidade (processo de adjudicação/negociação) o PAD apresenta duas tabelas: uma com os valores pedidos e outra com os ... - Existe alguma opção própria para solicitar adiantamento de ajudas de custo? (Antigo)
Neste momento não. A funcionalidade está em fase de desenvolvimento pela equipa do SIGARRA. Até à funcionalidade ser implementada sugerimos que o pedido seja feito através do ... - É possível uma deslocação ter vários regimes associados? Esta funcionalidade poderá ser útil nos casos de participação em eventos que dependendo do dia poderá ter ou não almoço incluído. (Antigo)
Neste momento o módulo não permite escolher vários regimes numa só deslocação. A funcionalidade está prevista e encontra-se em fase de desenvolvimento. ... - Expiração de senhas no SIGARRA (Antigo)
O comportamento implementado no SIGARRA no que respeita a "expiração de senhas", é o seguinte: Na data em que a senha de um determinado utilizador é criada/alterada, ... - É possível alterar uma publicação?
Sim é possível alterar uma publicação se ainda não tiver sido validada. A validação das publicações é efetuada pelas pessoas que administram o módulo, que ... - É possível associar ficheiros a uma publicação?
Sim é possível associar ficheiros a uma publicação selecionando a opção "Gerir Ficheiros". É apresentada uma página onde poderá selecionar o icon "Adiconar Ficheiro", após ... - É possível alterar um ficheiro de uma publicação?
Caso seja necessário fazer alguma correção relativa a ficheiros de publicações basta entrar na publicação, aceder à opção "Gerir Ficheiros" e no ficheiro que se ... - É possível alterar as permissões de acesso a um ficheiro de uma publicação?
Para se alterarem as permissões de acesso de um ficheiro de uma publicação é necessário aceder à mesma, selecionar a opção "Gerir Ficheiros" e no ... - É possível retirar uma publicação do repositório aberto da UPORTO?
Sim, para tal basta alterar as permissões de acesso aos ficheiros da publicação em causa. Só são apresentadas no repositório aberto da UPORTO as publicações ... - É necessária a correção da minha identificação, a quem a solicito?
A informação relativa à identificação do utilizador é proveniente da aplicação de gestão de recursos humanos, pelo que deverão ser os serviços dos recursos humanos ... - É possível alterar informação com origem noutros módulos?
Existe a possibilidade de alterar informação de outros módulos no SIGARRA caso o utilizador tenha permissões para tal, como é o caso das publicações ou ... - É possível ter vários ficheiros associados a uma tese? (Antigo)
Não o módulo só apresenta um documento, apesar de permiter associar vários ficheiros, apenas apresenta o último submetido no SIGARRA. ... - Está registada a inscrição na Segurança Social de um dado colaborador mas após processar o vencimento não está a ser realizado o respectivo desconto. O que fazer? (Antigo)
Para além do registo da inscrição na Segurança Social é necessário a nível da colaboração inserir o enquadramento no regime de proteção social.Ou seja, para ... - Existe um novo colaborador a registar no SIGARRA, o que fazer para dar os acessos de imediato? (Antigo)
Na situação de se pretender dar acesso aos recursos sem aguardar pela sincronização GRH - SI então1. Atribuir nº mecanográfico: SIGARRA-GRH2. Criar funcionário: SIGARRA-SI3. Inserir colaboração: SIGARRA-GRH ( caso se aplique ... - Eduroam - Qual é a nova configuração na U.PORTO a partir de abril de 2012?
A alteração em causa será aplicada em toda a rede académica nacional a partir do dia 11 de abril de 2012. Eduroam - configuraçãoSSIDeduroamProtocoloWPA2CifraAESAutenticaçãoEAP-TTLS / PAPCertificado de ... - É possível alterar um pedido efetuado (data, horário,...)? (Antigo)
Sim. Em "listar pedidos" é possível consultar pedidos efetuados. Deve clicar no pedido e através da opção "substituir" consegue alterar os campos da reserva. ... - Existe um limite temporal para a requisição de um recurso? (Antigo)
Por omissão, é possível reservar pelo período que o utilizador entender. ... - É possível verificar se um determinado recurso se encontra disponível? (Antigo)
Após o preenchimento da reserva, na opção ver horário é possível obter mais informações sobre os bens. ... - É possível adicionar mais do que um ficheiro a um Trouble Ticket? (Antigo)
Sim. Mas apenas um de cada vez. ... - É possível que o módulo TTs passe a enviar e-mails em vez de notificações? (Antigo)
Sim, mas terá que ser confirgurador utilizador a utilizador. ... - É possível aos serviços financeiros editar o número de uma fatura introduzida num PAD? (Antigo)
Sim. Os serviços financeiros podem editar os dados de um documento enquanto não tiver sido dada ordem de pagamento (à exceção do valor, que só ... - É possível aos serviços financeiros editar o número de uma fatura introduzida num PAD? (Antigo)
Sim. Os serviços financeiros podem editar os dados de um documento enquanto não tiver sido dada ordem de pagamento (à exceção do valor, que só ... - É obrigatório preencher o campo Descrição? (Anitgo)
Não. Este campo serve para fornecer informações que complementam a designação da pasta/conteúdo. ... - É possível definir uma ordem entre as pastas/conteúdos? (Antigo)
Sim. Através do campo ordem é possível escalonar de forma quantitativa, as pastas/conteúdos. Aconselha-se a usar intervalos de 10/20 números. ... - É possível alterar a ordem da apresentação das pastas/conteúdos? (Antigo)
Sim. Através da opção Editar, em qualquer altura poderá refazer a ordem de qualquer pasta/conteúdo que inseriu. ... - É possível colocar uma data de cessação da disponibilização de um documento? (Antigo)
Não. Contudo poderá colocá-lo como não activo. ... - Existe alguma restrição no tamanho do conteúdo?
Não existe nenhum limite. ... - Em que consiste a Política de Acesso Livre da U.Porto?
A Política de Acesso Livre (Open Access) da U.Porto foi aprovada pela Secção Permanente do Senado em 10 de Setembro de 2008 e aplica-se à produção ... - Existem documentos manuscritos nas coleções do Repositório Aberto U.Porto?
Sim. Na coleção “Dissertação Inaugural” da Comunidade “Faculdade de Medicina da Universidade do Porto”, as dissertações inaugurais elaboradas durante os primeiros anos do século XX ... - É possível saber qual a origem das consultas e dos downloads de documentos da minha autoria que se encontram publicados no Repositório Aberto da U.Porto?
Sim, é. Na página de uma publicação da sua autoria aceda às “Estatísticas” associadas ao registo dessa publicação. Entrará numa nova página onde visualizará os ... - É necessário identificar-me para fazer uma consulta no Arquivo Físico da Reitoria da U.Porto?
É, sim. Tem de apresentar um documento de identificação: B.I. / Cartão de Cidadão ou Passaporte. ... - Em que consiste a Política de Acesso Livre da U.Porto?
Por favor, consulte a entrada Em que consiste a Política de Acesso Livre da U.Porto? da secção "Gestão de Informação > Acesso à Informação". ... - Enquanto utilizador do tipo Funcionário preciso de ter acesso do tipo Administração ao módulo Plano de Estudos e não consigo atribui-los a mim próprio. O que devo fazer?
Caso o seu utilizador seja do tipo Funcionário cabe ao responsável dos serviços académicos (tipo de utilizador Diretor de Serviço) com que colabora atribuir-lhe as ... - É possível anular um despacho?
A possibilidade de anular um despacho depende do estado em que este se encontra. Se o estado do despacho for A executar ou Em tratamento ... - É possível registar um docente de outra escola da U.Porto na distribuição e serviço?
Para ser atribuída distribuição de serviço a um docente este tem de existir como no respetivo sistema de informação da escola da unidade curricular. ... - Existe um erro num termo que já se encontra fechado e não o consigo anular. O que devo fazer?
A partir do momento em que um termo é fechado deixa de ser possível anulá-lo. Caso seja necessário efetuar alguma correção a esse termo deve ... - É possível reiniciar os sumários de todas as disciplinas de um curso/ciclo de estudos ou de uma unidade curricular em concreto?
Sim. O administrador do módulo ou docentes com distribuição de serviço à unidade curricular podem reiniciar sumários unidade curricular a unidade curricular. O administrador do ... - É possível ao docente apagar os sumários de uma unidade curricular?
Sim. O docente consegue apagar os sumários, um a um, de uma unidade curricular. Esta ação também pode ser executada pelas pessoas com permissões de ... - É possível ao docente visualizar a hora das aulas de uma disciplina através do módulo Sumários?
Não. A visualização dos sumários por parte dos docentes, na área de administração, apresentará todas as aulas por semana, durante o período de aulas em ... - É possível alterar o cabeçalho de uma coluna da estatística apresentada?
Sim. Para tal deve selecionar o cabeçalho que pretende alterar e premir, simultaneamente, a tecla Ctrl. Esta ação apresenta-lhe um formulário onde pode alterar o ... - É possível alterar o cabeçalho de uma coluna da listagem apresentada?
Sim. Para tal deve selecionar o cabeçalho que pretende alterar e premir, simultaneamente, a tecla Ctrl. Esta ação apresenta-lhe um formulário onde pode alterar o ... - É possível efetuar a ordenação simultânea dos registos de várias colunas de uma estatística?
Sim. Para tal deve selecionar os cabeçalhos das colunas pretendidas premindo, simultaneamente, a tecla Shift. ... - É possível efetuar a ordenação simultânea dos registos de várias colunas de uma listagem?
Sim. Para tal deve selecionar os cabeçalhos das colunas pretendidas premindo, simultaneamente, a tecla Shift. ... - É possível ver ou criar equações matemáticas em MathML diretamente no "browser"?
Sim, embora dependa do browser utilizado (e seus plug-ins ) e/ou dos tipos ("fontes") presentes no SO que utiliza. VisualizaçãoÀ data da redação desta FAQ, apenas o Firefox permite visualizar corretamente ... - É apenas o diretor de curso que tem acesso a validar a ficha de unidade curricular??
A validação final da ficha de unidade curricular é feita pelo diretor de curso. Existindo um regente da unidade curricular cabe a este a primeira ... - Exames e testes: é possível usar o serviço Inquéritos U.PORTO para este fim?
Embora seja possível - e o sistema possua um elevado grau de segurança -, não é aconselhada a utilização do inquéritos U.PORTO para este efeito ... - Existe algum pré-requisito para a execução do utilitário Interrupções?
Sim. Para se executar este utilitário deve ter sido previamente executado o utilitário de Conclusão de Diplomas, exatamente com os mesmos critérios, de forma a ... - Existe algum pré-requisito para a execução do utilitário Prescrições?
Sim. Para se executar este utilitário deve ter sido previamente executado o utilitário de Conclusão de Diplomas de forma a excluir do cálculo estudantes concluídos ... - Em que certificados está previsto um fim que isente o estudante do seu pagamento?
Nos tipos de certificado Certidão de Aproveitamento Escolar, Certidão de Frequência de um Ano Letivo e Inscrição no seguinte, Certidão de Inscrição em Ano ... - É possível definir tipos de acesso aos questionários criados via inquéritos U.PORTO?
Sim, é possível. No serviço Inquéritos U.PORTO, o acesso aos questionários pode ser do tipo fechado; aberto; semi-aberto. No primeiro caso apenas o grupo de utilizadores a quem deu permissão ... - É possível evitar que uma pessoa responda mais de uma vez a um questionário existente no sistema Inquéritos U.PORTO?
Sim, embora o grau de controlo dependa do tipo de inquérito. Se se tratar de um questionário do tipo fechado pode utilizar dois mecanismos para evitar ... - Existe um limite de tempo para preenchimento de um questionário no sistema Inquéritos U.PORTO?
É possível mas depende do que entende por "limite de tempo para preenchimento". Se se considerar "limite" como o período de tempo destinado à resposta a ... - É possível atribuir "pesos" às perguntas existentes num questionário criado via inquéritos U.PORTO?
Sim, é possível. Um autor pode introduzir um "peso" no campo existente para o efeito na pergunta criada no sistema Inquéritos U.PORTO. Informação válida à data da redação. v. ... - Existe alguma forma automática de me certificar que os estudantes não cometem plágio nos trabalhos que entregam?
Não existe nenhuma ferramenta que faça essa deteção automaticamente. Integrada com o Moodle U.Porto está a ferramenta Turnitin que permite detetar a originalidade de trabalhos ... - Existem utilizadores não ativos que continuam com salas alocadas a si. Como corrigir esta situação?
Para que colaboradores não ativos deixem de ter salas alocadas a si é necessário que na página pessoal do colaborador em questão, na opção Editar ... - Existem utilizadores não ativos que continuam com salas alocadas a si. Como corrigir esta situação?
Para que colaboradores não ativos deixem de ter salas alocadas a si é necessário que na página pessoal do colaborador em questão, na opção Editar ... - Encontro-me a elaborar uma dissertação de mestrado sobre a Assembleia da Universidade do Porto no primeiro quartel do século XX. Como posso pesquisar com facilidade esta informação?
Consulte no Arquivo Digital da U. Porto a subcomunidade ADUP AU - Assembleia da Universidade, 1911 e dentro desta a coleção ADUP AU - Livro ... - Encontro-me a fazer um trabalho de investigação sobre os órgãos de gestão da Universidade do Porto. Existem transcrições dos livros de atas do Senado disponíveis para consulta?
Sim. O 1.º livro de atas do Senado (1911-1929) encontra-se transcrito e foi publicado no âmbito das comemorações do 1.º Centenário da U.Porto, o que ... - Encontro-me a fazer um trabalho de investigação sobre estudantes da Universidade do Porto na primeira metade do século XX. O Arquivo Digital da U. Porto disponibiliza informação pertinente?
Sim, disponibiliza. No Arquivo Digital da U.Porto, pode consultar a coleção de Livros de Inscrições e Exames da U.Porto entre os anos de 1911 e ... - Existem outras notícias disponibilizadas pelo Arquivo Digital da U.Porto para além das que se encontram na coleção de Recortes de Imprensa [1919-1977]?
Sim. O Arquivo Digital da U.Porto também disponibiliza outras notícias, nomeadamente nas subcomunidades ADUP FAUP - Recortes de Imprensa [1987-2005] e em ADUP OUP - ... - É possível abrir um "browser" sempre no modo privado ("incognito" / "private mode")?
Em alguns browsers sim. Nesta resposta consideram-se, em especial, os casos do Firefox, do MS Internet Explorer e do Google Chrome (e derivados deste - SRWare Iron, p.ex.) Notas prévias nem ... - Em relação à acessibilidade na área digital, onde posso encontrar informação na U.PORTO?
Existem diversas fontes de informação e normas sobre acessibilidade em conteúdos no formato digital. Pode usar como ponto de partida alguns documentos sobre acessibilidade digital elaborados ... - É possível incluir documentos multimédia em formulários criados no sistema Inquéritos U.PORTO?
Sim, é possível inserir conteúdo multimédia (vídeo, áudio, etc) em diversas zonas dos formulários criados e disponibilizados via sistema Inquéritos U.PORTO. No entanto, tenha em atenção limitações derivadas do browser ... - É possível incluir vídeos existentes no YouTube em formulários do sistema Inquéritos U.PORTO?
Sim, é possível. O método de inclusão encontra-se referido na FAQ sobre inserção de conteúdos multimédia com origem externa. Se desejar, também pode consultar a página http://www.aptigence.com.au/home/archives/25-Advanced-Question-Creation-in-LimeSurvey-Embedding-Videos.html Embora a informação ... - É possível alterar a forma do nome do autor de uma publicação disponibilizada no repositório da U.Porto?
Sim é possível, para tal deverá aceder ao SIGARRA onde foi registada a publicação, aceder à respectiva página pessoal, seleccionar a opção “Publicações” e clicar ... - EndNote: serviço de gestão de referências bibliográficas
O que é o EndNote? O EndNote é um serviço online de gestão de referências bibliográficas desenvolvido pela Thomson Reuters. Este serviço permite pesquisar, armazenar e ... - Em que consiste a Política de Acesso Aberto da FCT?
A Política de Acesso Aberto da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) estabelece as regras a observar pelos investigadores no âmbito da publicação científica que ... - É possível remover a minha dissertação de mestrado do Repositório Aberto da U.Porto ?
Sim, é possível. Para tal, deverá dirigir-se aos serviços académicos da faculdade onde a apresentou e solicitar a alteração das permissões de acesso ao documento ... - Em que consiste a Política de Acesso Aberto da FCT?
Por favor, consulte a entrada Em que consiste a Política de Acesso Aberto da FCT? da secção "Gestão de Informação > Acesso à Informação". ... - Em que data tem início a aplicação da Política de Acesso Aberto da FCT?
Esta política aplica-se a todas as publicações científicas resultantes de projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito de concursos abertos a ... - Em que data tem início a aplicação da Política de Acesso Aberto da FCT?
Por favor consulte a entrada Em que data tem início a aplicação da Política de Acesso Aberto da FCT? da secção "Gestão de Informação > Acesso ... - Em que condições é que os estudantes da U.Porto podem ter os seus trabalhos académicos disponíveis no Repositório Aberto?
Em duas situações: - Quando os estudantes autorizam a divulgação pública, em acesso livre, da versão integral das suas dissertações de mestrado ou teses de doutoramento, ... - Existem diversas coleções no Arquivo Digital da U.Porto
sem nenhum registo disponível. Porquê?
Essas coleções ou séries documentais referem-se a documentos do arquivo que, por conterem informação de natureza reservada, não podem ser divulgados em livre acesso. Tal ...