A
- As Expectativas, condições e/ou requisitos de desenvolvimento profissional e Diagnóstico de Necessidades de Formação, são informações que o avaliador poderá incluir na ficha de avaliação do seu avaliador. É possível ao avaliado consultar essa informação?
Não existe nenhuma opção que permita ao avaliado consultar essa informação através do módulo Avaliação de Desempenho. (Antigo) ... - Alguns endereços (URLs) possuem "https" em vez de "http". Existe alguma diferença?
Sim, existe. O HTTPS é uma associação entre o HTTP e o protocolo SSL/TLS, permitindo uma comunicação segura (encriptada - cifrada) e validada com um ... - Ao usar o Skype é possível infectar ou causar problemas no meu posto de trabalho?
Sim. Para além de permitir chamadas de voz, o Skype fornece outros serviços, entre os quais se contam o IM , a transferência de ficheiros, a activação ... - Actualmente não possuo o cartão U.PORTO, posso utilizar outro cartão no equipamento de impressão? (Reitoria)
Sim. No entanto, os colaboradores que não possuem cartão U.PORTO só podem utilizar cartões fornecidos pela Reitoria (Recursos Humanos ou Serviços ao Utilizador). ... - Ao digitalizar para "e-mail" como posso pesquisar (por nome) um endereço de "e-mail" de um colaborador da Reitoria?
Após autenticar-se no equipamento, deve seleccionar a opção [ E-mail ] . A partir deste momento o serviço digitalização para Email encontra-se disponível. Seleccione a opção Catálogo de Endereços… (no ecrã principal). Será ... - Ao digitalizar para "e-mail" posso alterar o assunto atribuído por omissão pelo equipamento multifunções? (Reitoria)
Sim. Deve seguir os seguintes procedimentos: Após autenticar-se no equipamento, deve seleccionar a opção [ E-mail ] . A partir deste momento o serviço digitalização para Email encontra-se disponível. Ao seleccionar esta função ... - Ao digitalizar para "e-mail" como posso escolher o formato do ficheiro digitalizado? (Reitoria)
Deve realizar os seguintes passos: Após autenticar-se no equipamento, seleccionar a opção: [ E-mail ](a partir deste momento fica disponível o serviço digitalização para Email ); Seleccionar no ecrã principal: ... - A tecnologia de proximidade (RFID) do cartão U.PORTO é atualmente utilizada para permitir o acesso a algumas funcionalidades. Em termos técnicos como é concedida a permissão?
Cada cartão U.PORTO possui um chip RFID-MIFARE com um número de série único. É este n.º de série que, depois de identificado, validado, conferido e ... - A quem se destina o cartão U.PORTO ?
O Cartão U.PORTO destina-se a todos os membros da comunidade académica (docentes, investigadores, não docentes, bolseiros e estudantes) que tenham uma relação com a U.PORTO superior ... - A quem se destina o cartão U.PORTO ?
O Cartão U.PORTO destina-se a todos os membros da comunidade académica (docentes, investigadores, não docentes, bolseiros e estudantes) que tenham uma relação com a U.PORTO superior a 3 ... - A lista de destinatários do "e-mail" dinâmico pode conter pessoas de unidades diferentes?
Sim.Pode adcionar adicionar pessoas de unidades diferentes à lista de destinatários do e-mail dinâmico. ... - As pastas comprimidas que envio para o grupo de trabalho desaparecem das mensagens de correio eletrónico. Porquê?
A situação mais comum é a de uma pessoa se esquecer de anexar o ficheiro à mensagem. Também é frequente os servidores (e/ou clientes) de e-mail ... - As pessoas que recebem as minhas mensagens de correio eletrónico com ficheiros anexados dizem que não os conseguem abrir ou que o seu nome é diferente do indicado no texto. O mesmo passa-se com os ficheiros que coloco no SIGARRA . Enviei um "e-mail" para mim mesmo mas não consigo replicar a situação. Qual será a causa?
O que descreve pode ter diversas causas. As mais comuns são: configuração incorreta dos clientes (e/ou servidores) de correio eletrónico - no destino, na origem e/ou intermédios; o ... - Ao fazer "copy & paste" do texto de uma FAQ a partir do Microsoft Word aparecem caracteres estranhos na caixa de edição do phpMyFAQ. Estou a fazer alguma coisa errada?
O phpMyFAQ, tal como os SO e programas mais recentes, utiliza o Unicode via UTF-8 . A situação referida é muito comum, no Microsoft Windows, ... - A suspensão pode, eventualmente, esgotar a bateria do meu computador portátil?
Sim, apesar de a suspensão necessitar de uma quantidade muito pequena de energia. No entanto, se a carga da bateria do computador portátil ficar muito ... - A bateria do meu portátil descarrega muito rapidamente, o que devo fazer?
A maior parte da energia da bateria dos portáteis é consumida pelo LCD. Se reduzir a luminosidade do ecrã, vai fazer com que a autonomia do seu ... - Ao tentar abrir um ficheiro aparece uma caixa com a mensagem "Escolher o programa que deseja utilizar para abrir este ficheiro:". Porquê?
O ficheiro que está a tentar abrir não tem extensão ou tem uma extensão que o sistema não reconhece. Esta situação pode ser originada por o ficheiro ter ... - Acho que o meu computador pessoal está com vírus, devo colocar um TT e entregá-lo nos serviços técnicos?
Não ; poderá sim requisitar por TT uma cópia do software de antivírus adoptado actualmente (McAfee Viruscan) para instalação pelos utilizadores em equipamentos pessoais. ... - Abri uma página da Internet no Internet Explorer mas o conteúdo não é apresentado correctamente. É possível visualizar esta página noutro programa?
Sim. No sistema Windows os utilizadores da Reitoria dispõem, além do browser incluído no sistema (Internet Explorer), do Firefox como browser adoptado (e suportado). ... - Ao imprimir não recebo uma mensagem de erro mas a impressora não recebe trabalhos, que faço?
Verifique o espaço livre em disco da unidade C: no computador do posto. Caso o espaço seja reduzido o sistema pode não conseguir criar ficheiros temporários de impressão, ... - Ao tentar abrir um anexo de uma mensagem no Outlook, não recebo uma mensagem de erro mas o ficheiro não abre. Porquê?
Grave o anexo noutro disco (ex: disco D:) e tente abri-lo a partir da nova localização. Verifique o espaço livre em disco da unidade C: do computador do posto ... - Ao escrever texto o meu teclado deixou de fazer acentos e pontuação correctamente. Qual será o motivo?
Verifique se o esquema de teclado não foi alterado por engano para outra linguagem que não o português. Para tal, verifique se a barra de linguagem se ... - A área de edição da resposta na UP-FAQs é pequena. Posso aumentá-la?
Sim. Pode fazê-lo de duas formas diferentes: usando a "pega" existente no canto inferior direito da área de edição (à semelhança das janelas dos sistemas operativos e ... - Autentiquei-me no "site" da UP mas não consigo ter acesso à minha ficha pessoal. Porquê? (Antigo)
Tem que se autenticar no site da sua unidade orgânica e não no da Universidade do Porto. Os diversos sites existentes na UP disponibilizam informação pública ... - Ao imprimir o PDF gerado na digitalização de um documento nas Xerox 6400 obtenho uma página em branco. Qual será o motivo? (Reitoria)
Existem várias possibilidades, entre as quais: o original pode ter sido colocado no alimentador automático na posição incorrecta, tendo o equipamento digitalizado a face em branco e ... - Às vezes, quando estou a editar uma FAQ, aparece uma caixa de diálogo com a indicação de que a sessão expirará dentro de 5 minutos. Embora carregue em "OK" as alterações que efectuei não ficam gravadas. É normal?
Sim, é normal: ao carregar em "OK" está apenas a confirmar que leu o aviso, pelo que no tempo restante disponível (os 5 minutos que referiu) tem que ... - A União Europeia exige a utilização de programas comerciais para a criação de documentos?
Não - embora possa exigir a utilização de formulários (e outros instrumentos) normalizados. Desde que os documentos a apresentar cumpram as exigências específicas do processo em ... - Acordo Ortográfico (AO): preciso converter o conteúdo de vários documentos antigos para a grafia do novo AO. Existe algum programa grátis para efectuar esta operação?
Sim, existe: Lince (multi-plataforma e gratuito). A ferramenta em questão foi desenvolvida com apoio oficial e encontra-se instalada nas escolas tuteladas pelo Ministério da Educação português. O ... - Acordo Ortográfico: como ativar esta opção de correção ortográfica nos programas do Microsoft Office?
Para ativar esta opção nos produtos incluídos na suite Microsoft Office em português (Word, Outlook, etc): abrir a aplicação Word e navegar até ao menu Ficheiro (seguido de ... - Às vezes não consigo efectuar a ligação ao serviço FileSender - por que será?
Neste momento o serviço - disponibilizado pela FCCN - encontra-se numa fase piloto, pelo que podem ocorrer perturbações pontuais no seu funcionamento. No caso da ocorrência persistente de um ... - Autentiquei-me com o Cartão de Cidadão na U.PORTO. O que fazer para terminar a sessão?
Para terminar a sessão deve clicar no símbolo cadeado / aloquete. ... - Às vezes, quando estou a editar uma FAQ e abro o original noutra janela, a minha sessão é fechada automaticamente. Porquê?
O sistema utilizado nas UP-FAQ utiliza identificadores unívocos (i.e. únicos) para cada tipo de operação realizada por um utilizador.Ao abrir outra janela (ou um tab) das UP-FAQ no mesmo browser ... - A minha Unidade Orgânica pode decidir quais os tipos de documentos para associação aos PADs? (Antigo)
Sim. Caso pretendam alguma alteração aos tipos de documentos deverão contactar a Unidade de Consultadoria e Suporte, através dos contatos habituais. ... - Ao realizar uma encomenda verifico que um dos artigos está com valor a “0”. É possível submeter a encomenda? (Antigo)
Não. Todos os artigos têm de ter um valor associado. ... - Acesso ao SIGARRA e rede "wireless" (eduroam)
As permissões de acesso à rede sem fios (wireless) da U.PORTO, integrada na rede internacional eduroam, são geridas a partir do SIGARRA. Não têm acesso à rede wireless os estudantes cujos estados correspondam a ... - A frequência dos cursos disponibilizados pelo "Microsoft E-learning" dá acesso a algum tipo de certificação? - U.PORTO
Não. No entanto, alguns cursos disponibilizam um teste final em que poderá avaliar os conhecimentos adquiridos durante a sua frequência. ... - A informação contabilística (CCO/rubrica e Analítica) de uma colaboração é de preenchimento obrigatório? (Antigo)
Sim, desde 2011-01-01. Esta informação é relevante e necessária para a integração mensal dos vencimentos no sistema contabilístico ERP. ... - A distribuição contabilística registada num contrato é aplicada a todos os abonos associados a esse contrato? (Antigo)
Não. Por norma pode-se dizer que sim, mas existe a exceção dos abonos manuais com distribuição contabilística, nomeadamente as colaborações técnicas.A distribuição contabilística registada num ... - Ao ver o resultado da integração, pedida ontem, do documento contabilístico o campo mensagem apresenta "INÌCIO envio do doc", o que fazer? (Antigo)
A data apresentada no mesmo registo informa da hora a que teve início o envio do documento contabilístico para o ERP, se ocorreu há mais ... - A quem devo solicitar a reemissão do meu Cartão U.PORTO?
Os pedidos de reemissão são realizados centralmente (Reitoria) após a comunicação do utilizador referindo o motivo (ex. roubo, extravio, validade, problemas técnicos, etc). Para o efeito, ... - As mensagens que envio do e-mail da Reitoria podem ser marcadas como SPAM pelo seu sistema de correio eletrónico?
Sim, podem. Para minimizar a probabilidade de uma mensagem enviada através do seu e-mail da Reitoria ser marcada como SPAM deve: ter a certeza que o seu computador está ligado ... - Ao instalar o SPSS no meu computador pessoal, surge a mensagem "License Manager name or server IP address". Como devo proceder?
Para instalar o SPPS em modo single user (monoposto), deve selecionar a opção Single User License durante a fase de instalação, introduzindo de seguida o código disponibilizado para esta ... - As publicações em acesso aberto têm menos qualidade do que as publicações em acesso restrito?
As publicações em acesso aberto observam os mesmos padrões de qualidade das publicações em acesso restrito. As revistas em acesso aberto, por exemplo, regem-se por ... - A minha dissertação de mestrado foi publicada por uma editora que a colocou no circuito comercial. Posso publicá-la também no Repositório Aberto U.Porto?
Em princípio, pode. Depende da forma como negociou os seus direitos de autor: se os cedeu à editora que refere necessitará da concordância desta para ... - As publicações registadas no Repositório Aberto são pesquisáveis por motores de busca?
Sim. A partir do momento em que as publicações são registadas no Repositório Aberto podem ser pesquisadas por motores de busca como o Google, por ... - As publicações em acesso aberto têm menos qualidade do que as publicações em acesso restrito?
Por favor, consulte a entrada As publicações em acesso aberto têm menos qualidade do que as publicações em acesso restrito? da secção "Gestão de Informação ... - Ao proceder à inscrição de um estudante em época de avaliação no backoffice é-me apresentada a seguinte mensagem: “Os estatutos dos estudantes não dão acesso a nenhuma época”. Porquê?
Porque na Gestão de Estatutos (área de Parametrizações) o estatuto que o estudante usufrui, no ano letivo para o qual pretende efetuar a inscrição em ... - A impossibilidade de inscrição em unidades curriculares associada a um estudante já não se verifica. Ao aceder à respetiva configuração não consigo apagar a impossibilidade em questão. Como devo proceder?
As configurações orientadas a estudante do tipo impossibilidade não podem ser apagadas. Caso a impossibilidade registada já não se verifique deve passar o seu estado ... - As colunas da estatística apresentada podem ser reordenadas?
Sim. Para tal deve clicar com o botão direito do rato em cima do cabeçalho, manter pressionado, arrastar para a posição pretendida na tabela e ... - As colunas da listagem apresentada podem ser reordenadas?
Sim. Para tal deve clicar com o botão direito do rato em cima do cabeçalho, manter pressionado, arrastar para a posição pretendida na tabela e ... - A quem cabe a tarefa de definir as ocorrências de unidades de formação (educação contínua)?
A definição das ocorrências de unidades de formação (educação contínua) está a cargo dos colaboradores incluídos no grupo de validação CUR_EDUC_CONT_ADM. Caso seja necessário inserir ... - A quem cabe a tarefa de definir as ocorrências de unidades curriculares que pertencem à escola?
A definição das ocorrências de unidades curriculares que pertencem à escola está a cargo dos colaboradores incluídos no grupo de validação CUR_OCORR_INST_ADM. Caso seja necessário ... - Ao efetuar uma inscrição em unidades curriculares, pelo estudante, de um estudante não consigo alterar o plano de estudos que este deve seguir. O que fazer?
A definição, pelos serviços académicos, do plano de estudos que o estudante deve seguir não é efetuada no momento de inscrição em unidades curriculares no ... - Ao validar a ficha de unidade curricular o diretor de curso pode editá-la?
No momento da validação da ficha de unidade curricular esta não pode ser editada pelo Diretor de Curso. Este apenas tem a possibilidade de visualizar ... - As comissões dos ciclos de estudo, Científica e de Acompanhamento, deixaram de ter os seus membros identificados. O que se deve fazer?
Para que os respetivos membros das comissões Científica e de Acompanhamento de um determinado ciclo de estudos fiquem visíveis na respetiva página da comissão é ... - As respostas introduzidas no sistema Inquéritos U.PORTO podem ser transferidas para outros programas?
Sim - e, periodicamente, têm que o ser[*]. Embora o sistema Inquéritos U.PORTO permita a criação de gráficos e de alguns tipos de estatísticas, a análise aprofundada ... - Após os estudantes terem submetido um trabalho para avaliação, ainda o posso alterar em termos de configurações?
Sim. Pode alterar as configurações dos trabalhos em qualquer altura (como por exemplo, data de entrega), inclusivamente após os estudantes terem feito submissões. ... - A ficha de uc que concluí ainda não está disponível. Como posso saber o que se passa?
Para saber o porquê de a ficha de unidade curricular não estar disponível deve aceder à opção de “Administração – Preparar Ficha de UC – ... - Abri um ficheiro .pdf da coleção “Livros de Inscrições e Exames da Academia Politécnica do Porto” e constatei que o documento original, em papel, se encontra em muito mau estado de conservação. A que se deve esse facto?
O incêndio de 20 de Abril de 1974, que arruinou grande parte do edifício histórico da U. Porto, na Praça de Gomes Teixeira, destruiu, também, ... - Ao pesquisar por “Assunto” na Coleção “Livros de Inscrições e Exames [1911-1965]” obtenho uma lista extensa de nomes próprios. A que indivíduos dizem respeito?
Os nomes próprios dizem respeito aos estudantes cujos registos académicos se encontram nessa coleção. Se colocar o cursor sobre um desses nomes e ativar a ... - A frequência de estudantes a uma determinada unidade curricular à qual reprovaram em 2011/2012 transita para o ano letivo de 2012/2013?
Não. O módulo de Lançamento de Resultados não contempla essa funcionalidade de transitar o resultado de frequência entre anos letivos. O docente tem que indicar ... - A minha dissertação/tese encontra-se disponível no Repositório Aberto da U.Porto mas, por lapso, contém uma página com dados pessoais que pretendo omitir. Como devo proceder para que esses dados sejam removidos ou omitidos?
As dissertações e teses disponibilizadas em livre acesso no Repositório Aberto U.Porto provêm de outros sistemas informáticos ou aplicações como, por exemplo, o Sistema de ... - A que universo de publicações se aplica a Política de Acesso Aberto da FCT?
Por favor consulte a entrada A que universo de publicações se aplica a Política de Acesso Aberto da FCT? da secção "Gestão de Informação > Acesso ... - A que universo de publicações se aplica a Política de Acesso Aberto da FCT?
A Política de Acesso Aberto da Fundação para a Ciência e Tecnologia aplica-se a todas as publicações que resultam da investigação financiada, total ou parcialmente, ... - As dissertações de mestrado e as teses de doutoramento fazem parte das publicações sujeitas às condições previstas na Política de Acesso Aberto da FCT?
Sim. Esta política aplica-se, de um modo geral, a artigos publicados em revistas científicas, atas de conferências, posters, livros e capítulos de livros, monografias, teses ... - Anotei os dados de utilizador e senha quando, há pouco, me inscrevi na U.Porto para o ano letivo 2020-21. Quero usar o e-mail institucional mas não me consigo autenticar - porquê?
A situação que descreveu pode ter diversas causas e é idêntica à referida noutra FAQ. Neste momento, a situação mais comum resulta da sobrecarga dos servidores externos do serviço Office / Microsoft 365 no processamento ...