D
- Detectei algumas irregularidades no funcionamento da Sala Universia, o que devo fazer?
No caso de identificar alguma(s) irregularidade(s) que prejudiquem o normal funcionamento da sala, agradecemos que nos comunique através do endereço de correio electrónico: helpdesk[at]reit.up.pt ... - Depois de o avaliado submeter a sua autoavaliação no módulo Avaliação de Desempenho é possível alterá-la? (Antigo)
Não. Após a submissão da autoavaliação, não é possível fazer qualquer alteração. ... - Disseram-me que é possível um computador ficar infectado através de IM ("MSN Messenger", AIM,... etc). É verdade?
Sim. Através de IM podem ser efectuadas diversas operações, entre as quais a transferência de ficheiros, a activação de links, etc (para além da visualização das ... - Devo desligar o monitor durante a hora de almoço? É um período tão curto…
Sim. Embora os monitores recentes possuam um modo de hibernação ( sleep ) continuam a consumir energia eléctrica. Mesmo tratando-se de um consumo reduzido, este valor, multiplicado por um número elevado ... - Devo bloquear a sessão de trabalho quando vou levantar trabalhos de impressão?
Depende da situação. Caso a impressora se encontre na mesma sala e caso seja a única pessoa presente em princípio não é necessário. Noutras situações sim (quanto mais não seja ... - Depois de escrever o texto da FAQ , ao seleccionar a opção "visualizar" este não tem o mesmo aspecto que no editor. Porquê?
Se no editor o texto possui o aspecto que pretende, então também aparecerá com a mesma formatação num browser que respeite os standards . A situação que ... - Depois de pedir a outro especialista da Reitoria para se ligar à sessão de ajuda que estava a usar a minha janela desapareceu. Porquê?
Em princípio, o outro especialista ligou-se à sessão principal (em vez de usar uma sessão shadow ) pelo que passou a estar a ele associada. Neste caso não é necessário reiniciar ... - De que forma posso divulgar a minha chave pública para utilização no correio electrónico?
O SIGARRA permite a publicação das chaves públicas dos utilizadores registados. Para publicar a sua chave pública, autentique-se no SIGARRA da sua instituição [ 1], aceda à sua ... - Depois de formatar um disco USB (PEN drive) ou um cartão de memória, usando o Windows, ele deixou de ser reconhecido. O que aconteceu?
Ao usar o Windows para formatar uma unidade, o sistema de ficheiros utilizado pode não ser reconhecido - tornando-a ilegível. Caso se trate de um disco USB, tente formatá-lo ... - Devo usar "links" activos nas FAQs ?
Em geral aconselha-se a não usar links activos referentes a páginas que se encontram fora do site original - o utilizador pode, p.ex., desorientar-se. Por outro lado, em vez de ... - De que forma os instrumentos CV e RA do SIGARRA se relacionam? (Antigo)
Os módulos CV e RA são faces do mesmo instrumento - que reúne informação de várias fontes no SIGARRA (GRH [dados biográficos, situação profissional, habilitações académicas], ... - De que forma o módulo de projectos do SIGARRA interage com o CV e o RA ? (Antigo)
Um resumo da informação registada no módulo de projectos (para as pessoas da respectiva equipa) é transportado para o CVRA, onde pode ser tornado invisível, ... - De que forma o módulo de publicações do SIGARRA interage com o CV e o RA ? (Antigo)
Esta questão é idêntica à da FAQ: De que forma o módulo de projectos do SIGARRA interage com o CV e o RA? , sendo a resposta semelhante: Um ... - De que forma a Educação Contínua (frequência de cursos por parte dos docentes e investigadores) está retratada no módulo RA do SIGARRA ? (Antigo)
As acções de formação frequentadas pelos docentes e investigadores deveriam estar registadas no GRH e, daí, transitarem para o CV - mas essa ligação ainda não está implementada. Neste ... - De que forma o Serviço à Comunidade (projectos, formação, consultas, divulgação) está retratado no módulo RA do SIGARRA ? (Antigo)
Os projectos de ID são registados em módulo próprio [*] e transportados para o CVRA automaticamente. Outros projectos e os outros itens podem ser registados directamente como ... - Desejava uniformizar o ecrã de "logon" do Windows 7 dos postos de trabalho com um tema relacionado com a Reitoria da U.PORTO . Existe algum disponível?
O SERU criou um para uso interno da unidade. Foram geradas versões optimizadas para diversas dimensões de ecrã e em três formatos de imagem diferentes: JPEG ... - Disseram-me que o OpenSolaris deixou de existir. Existe alguma alternativa do tipo "open source"?
Sim, existe: o OpenIndiana. A Sun foi adquirida pela Oracle. Após esta operação o OpenSolaris foi descontinuado [1] . Depois deste facto alguns colaboradores desse SO criaram o OpenIndiana Project - http://openindiana.org/ Segundo ... - De que forma posso atualizar as aplicações instaladas através do Instalador de Software da RUP?
O processo de atualização das aplicações instaladas através do instalador de software da RUP não difere do das restantes. Se a sua conta tiver privilégios administrativos conseguirá ... - Depois de atualizar o meu "browser" para a versão mais recente passei a ter alguns problemas na utilização do SIGARRA. Qual o motivo?
Uma das causas possíveis poderá estar relacionada com a não certificação da utilização da Oracle E-Business Suite Technology com o browser em questão - nomeadamente, Firefox 4 (ou superior) ... - De que forma é que vejo que um determinado documento não foi impresso na conta corrente? (Antigo)
Quando um documento ainda não foi impresso, na conta corrente aparecerá o ícone para imprimir original e cópia do documento. ... - De que forma são geridos os ficheiros de uma publicação?
Quando se associam ficheiros a uma determinada publicação é possível escrever uma descrição dos mesmos, é possível definir permissões de acesso, é possível atualizar os ... - Dentro de um grupo de recursos específico é possível escolher o recurso? (Antigo)
Irá depender de como os recursos estão organizados. Caso não o consiga selecionar aconselhamos a colocar a informação na opção "pedido especial" contudo corre o ... - De forma a otimizar a divulgação da oferta de educação contínua da nossa escola é necessário acrescentar áreas científicas à Classificação EDUC. Como não temos permissões para o fazer como devemos proceder?
A criação de áreas científicas, independentemente da classificação a que pertencem, é da responsabilidade do serviço central competente. Por esse motivo deve enviar um e-mail ... - Devidamente autenticado na aplicação os botão de inserção, alteração e eliminação do módulo em consulta não aparecem ativos, mas consigo visualizar a informação que dele consta. O que se passa?
Se os botões correspondentes às ações de inserir, alterar e eliminar, de um qualquer módulo da aplicação Gestão Académica (Backoffice), não aparecem ativos a um ... - Depois de um plano de estudos estar Aprovado pode-se fazer alterações?
Sim. Qualquer alteração a um plano de estudos aprovado passa o seu estado a Em Atualização. As alterações a um plano de estudos implicam que ... - Deixei de visualizar a ficha da unidade curricular, como visualizo esta informação novamente?
Os conteúdos da ficha da unidade curricular (uc) ficam disponíveis para consulta após a validação da respetiva ficha pelo director do curso/ciclo de estudos. ... - Depois de gerar o suplemento ao diploma não consigo gerar o certificado. O que devo fazer?
Após geração do suplemento ao diploma e verificação que a informação apresentada está correta deve-se editar o pedido de certificado, através do botão , e ... - Deixei de ter acesso aos recursos da Gartner. Porquê?
O "serviço" Gartner que se encontrava disponível na U.PORTO foi descontinuado devido a restrições orçamentais. Informação válida à data da redação. v. 1.0. 2012-11-15 ... - Desejo obter elementos sobre o percurso académico de um estudante da Escola Médico-Cirúrgica do Porto. O Arquivo Digital da U. Porto dispõe de alguma informação sobre este estabelecimento de ensino?
Os estudantes dos cursos de Medicina ministrados pela Escola Médico-Cirúrgica do Porto eram obrigados a frequentar cursos preparatórios na Academia Politécnica do Porto. A informação ... - Desejo criar um questionário no serviço Inquéritos U.Porto. O que devo fazer?
Os passos a seguir dependem da sua situação / vínculo com a U.Porto. Se é Estudante ou se não possui uma conta ativa no Sigarra, tem ...